Projeto de Lei cria o Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea | Deputado Tio Carlos

Projeto de Lei cria o Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea

Com 37 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, anteontem (15/08), em segunda discussão, o projeto de lei 860/15, do deputado Tio Carlos, que cria o Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea. O texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias para sanção ou veto.

Alguns dos objetivos da norma aprovada serão mobilizar e integrar recursos para a ampliação de doadores de medula óssea e sangue de cordão umbilical e placentário; informar doadores, receptores e profissionais de saúde; e conscientizar a população sobre a necessidade da doação. O programa também deverá criar um portal na internet com todos os serviços e informações sobre transplante de medula óssea, além de ter um cadastro de doadores, receptores, hemocentros, laboratórios e centrais de transplante.

“Eu vivi o drama de perder um familiar com leucemia. O transplante de medula não é um procedimento simples, mas pode salvar muitas vidas. A questão é que muitas pessoas não sabem que doenças hematológicas podem ter cura através do transplante”, explica. “É importante levar informação e conscientização para a população sobre esse tema.”

Faça o seu comentário

Fique à vontade para comentar.